A Travessia não agrupa os aprendizes em séries, mas em ciclos de aprendizagem. Cada ciclo leva em consideração,além da idade da criança, o grau de autonomia desempenhado por ela e os direitos de aprendizagem previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, BRASIL, 2017).
O material de aprendizagem é confeccionado individualmente, para cada aprendiz, considerando suas necessidades, seus interesses e seus direitos. Em reuniões periódicas com a tutora, a criança empreende uma jornada de estudo individual, e, sob a orientação da professora de referência, o grupo também desenvolve um projeto de pesquisa.
Ensino Fundamental I
As avaliações acontecem a cada tutoria, semanal ou quinzenalmente, e têm caráter formativo. A própria criança se torna capaz de decidir como prefere ser avaliada, abandonando ferramentas e conceitos ultrapassados que privilegiam a memorização e a competição em detrimento da capacidade de ação e reflexão sobre o processo de aprendizagem.As crianças participam das Assembleias e se implicam nas tomadas de decisão da escola, além de fazerem parte dos Grupos de Responsabilidade e auxiliarem nos processos de organização dos espaços.
Transição
Equivalente a 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
As crianças da Transição, que começam a se tornar mais ativas nas manifestações da cultura escrita, têm tutorias semanais que privilegiam as aprendizagens relacionadas à alfabetização, ao letramento, à alfabetização matemática, científica e socioemocional. Os processos de aprendizagem acontecem em duas jornadas - individual e coletiva. Na jornada individual, a criança e sua tutora estabelecem roteiros que contemplam os direitos de aprendizagem previstos na BNCC. Na jornada coletiva, o grupo define um projeto de pesquisa que será conduzido por meio de procedimentos científicos e gerará uma contribuição para a comunidade.